quarta-feira, 15 de abril de 2009

ALGUNS CONSELHOS A QUEM CONVIVE COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL GRAVE




Lembra-te de:
Dizer quem és, quando falares com um deficiente visual;
Dizer o nome da criança, quando responderes,
Dizer-lhe quando te vais embora;
Não deixar a criança sozinha, num sítio desconhecido;
Explicar o que está à sua volta;
Quando lhe mostrares uma coisa, guiar as suas mãos e descrever, ao mesmo tempo, as cores, a forma e a função;
Ficar atrás da criança quando lhe mostrares um determinado movimento. Faz esse movimento com ela. Se ficares em frente dela, o movimento é feito ao contrário, como se estivesses em frente de um espelho, o que dificulta a sua compreensão; Referir os sentidos e os objectos com os seus nomes próprios. A criança não tem possibilidade de compreender expressões como “ali, “aqui”… usar as palavras “olhar” e “ver”;
Explicar-lhe que nem tudo o que se vê se sente, nem tudo o que se sente,
vê. Caso contrário, poderá haver uma certa confusão quanto aos conceitos; Descrever as grandezas, a partir do corpo da criança. Por exemplo, tão grande como a tua mão, tão comprido como o teu braço …
Explicar-lhe, antes de ela tocar numa coisa, que está quente, fria ou húmida.
Caso contrário, a criança poderá deixar de ser curiosa;
Deixar todas as coisas nos seus lugares;
Dizer-lhe quando mudaste alguma coisa de lugar;
Deixar que a criança vá buscar e arrumar o seu material;
Deixar que a criança apanhe o que deixou cair no chão. Diz-lhe onde está.
Por exemplo, o giz está junto do teu pé direito …
Ter uma base fixa quando a criança estiver a trabalhar em cima de uma
mesa (tabuleiro, alguidar …). As mãos que tentam perceber os objectos em cima duma superfície, perdem-se facilmente.

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