domingo, 26 de abril de 2009

A importância da formação de professores para atuar com crianças deficientes auditivas


Inclusão da criança deficiente auditiva no ensino regular: uma visão do professor de classe comum.Maria José Monteiro Benjamin BuffaLocation:




O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar a visão dos professores de ensino regular a respeito da inclusão da criança deficiente auditiva em classe comum das escolas da rede de ensino estadual, municipal e particular. Participaram, respondendo um questionário, professores de educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental (1ª a 4ª série), selecionados aleatoriamente, num total de 196, sendo 73 de rede estadual, 54 da particular e 69 da municipal. Realizou-se intervenção no ensino fundamental buscando a formação de professores e a inclusão escolar da criança deficiente auditiva. Dos 196 (15,4% do universo) professores questionados, 83,16% (163) são a favor da inclusão da criança deficiente auditiva no ensino regular. A maioria, 56,63% (111), é formada em curso superior, sendo 55,85% (62) destes formados em Pedagogia. Dos professores participantes, 81,62% (160) sentem-se despreparados para atuar com criança deficiente auditiva, apesar de 45,91% (90) já terem atuado com as mesmas. Concluiu-se que os cursos de formação de professores não os preparam devidamente, para o exercício do Magistério conforme as exigências impostas pelo movimento de inclusão escolar; mas, mesmo assim a maioria dos professores é a favor da inclusão da criança deficiente auditiva no ensino regular, desde que sejam tomadas providências para sua real efetivação.

Um comentário:

  1. Ola colegas de trabalho,

    apresentei nesta ultima semana em um congresso municipal de humanização hospitalar, na cidade de Uberaba-MG um trabalho em forma de poster em que eu defendo a tese da inclusão de deficientes auditivos no ensino regular. Em sua ultima linha de raciocinio, você descreve o seguinte:

    "Concluiu-se que os cursos de formação de professores não os preparam devidamente, para o exercício do Magistério conforme as exigências impostas pelo movimento de inclusão escolar; mas, mesmo assim a maioria dos professores é a favor da inclusão da criança deficiente auditiva no ensino regular, desde que sejam tomadas providências para sua real efetivação."

    Gostaria de saber, em sua opinião quais seriam as "providencias" de efetivação a serem tomadas?

    Em tempo, peço, por favor, que responda-me via e-mail: marcelolboliveira@hotmail.com

    Grato desde já, acho que poderemos trocar muitas idéias, me interesso muito pelo estudo de inclusão escolar de defcientes, principalmente o deficiente auditivo.

    Um forte abraço.

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