quarta-feira, 15 de abril de 2009

ORIENTAÇÕES NO RELACIONAMENTO COM PESSOAS CEGAS


1. Trata as pessoas cegas como seres iguais. Elas estão sempre interessadas no que tu gostas de ver, ler, ouvir e falar.
2. Procura não limitar a pessoa cega mais do que a própria cegueira faz, impedindo-a de realizar o que sabe, pode e deve fazer sozinha.
3. Fala com as pessoas cegas em tom normal. O facto de não ver não significa que não ouça bem.
4. Evita referires a cegueira como uma “desgraça”. Uma orientação adequada consegue reduzi-la a deficiência superável.
5. Evita exclamares “maravilhoso” … “extraordinário” … ao ver a pessoa cega consultar o relógio, discar o telefone ou assinar o nome.
6. Evita falares de “sexto sentido”, ou de “compensação da natureza” – isto perpetua conceitos erróneos. O que há na pessoa cega é simples desenvolvimento de capacidades latentes em todas as criaturas.
7. Se conversares sobre a cegueira com quem não vê, usa a palavra “cego”, sem rodeios.Podes usar sem problemas a palavra “ver”, ela é percebida pela pessoa cega.
8. Oferece auxílio à pessoa cega que quer atravessar a rua ou necessita de orientação.
9. A pessoa cega pode precisar de ajuda para localizar a porta onde deseja entrar ou o lugar onde queira ir. Contar os passos é muitas vezes insuficiente para se orientar.
10. Para guiares uma pessoa cega basta deixá-la segurar o teu braço. O movimento do teu corpo dar-lhe-á a orientação de que precisa. Nas passagens estreitas, segue tu na frente e deixa-a seguir-te com a mão em cima do teu ombro.
11. Para ajudares a pessoa cega a descer escadas basta guiá-la, pondo-lhe a mão no corrimão.
12. Para ajudares uma pessoa cega a sentar-se basta pôr-lhe a mão nas costas ou no braço da cadeira, que isso indicar-lhe-á a posição. Do mesmo modo, para lhe facilitares a orientação, basta colocares-lhe a mão sobre os puxadores das portas.
13. Para ajudares a pessoa cega a atravessar um cruzamento, fá-lo na perpendicular. Atravessar na diagonal pode fazê-la perder a orientação.
14. Avisa-a de que se está a aproximar de escadas – a subir ou a descer -, bem como de esquinas ou obstáculos.
Adaptado de Documento de Apoio do NADV, DREC
in, http://agfigueiro.ccems.pt/depmatcn/Invisuais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário