quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cies adota novo modelo para maior inclusão de crianças com deficiência

Seguindo a orientação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Centro Integrado de Educação Especial (Cies), está passando por mudanças, deixando de ser uma escola, para ter um caráter exclusivo de centro de apoio pedagógico e inclusão escolar de crianças com deficiência.De acordo com a gerente de Educação Especial da Seduc, Viviane Fernandes, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (Seduc) já garantiu a autonomia necessária para que o Cies funcione como um centro de apoio pedagógico, prestando atendimento educacional especializado para crianças com deficiência mental.A gerente acrescenta que com a orientação do MEC, as escolas especiais, como era o caso do Cies, serão substituídas pelos centros de apoio, uma vez que o novo modelo garante a inclusão de toda e qualquer pessoa com ou sem deficiência no ensino regular. “A alteração é mais um avanço na vida da pessoa com deficiência. É mais um avanço para o nosso Centro que visa, acima de tudo, a inclusão no ensino regular, a sociabilização das nossas crianças e a melhoria da qualidade de convivência para elas”, conclui.Viviane Fernandes, falou que na prática, o novo conceito facilita o trabalho dos profissionais e permite oferecer um atendimento de melhor qualidade aos educandos, e faz com que a fila de espera de alunos que precisam de atendimento ande mais rapidamente. “Com o novo modelo, nós, professores, como toda a equipe, vamos ter mais tempo para realizar os estudos de casos individuais dos educandos. Pois não é mais necessária a vinda dos alunos diariamente ao Centro, apenas duas ou três vezes na semana dependendo de cada caso”, esclarece Viviane.O que é o CiesO Cies surgiu com uma proposta pedagógica sugerida pelos novos moldes para a educação especial, que é a flexibilidade do ensino em conjunto com o atendimento terapêutico, que são os atendimentos interdisciplinar e multidisciplinar. E agora, essa proposta poderá ser melhorada, ampliando, inclusive a capacidade de atendimento.Os tipos de atendimento vêm possibilitando a liberdade de trabalhar individualmente as necessidades específicas de cada aluno. E além do atendimento pedagógico individual, executa o terapêutico, com o acompanhamento psicológico, fonoaudiológico, fisioterapêutico, o de assistência social, dentre outros, dependendo da necessidade do aluno, sempre em conjunto.“Os chamados estudos de casos são de fundamental importância nesse processo, pois todos os atendimentos com todos os profissionais aos quais a criança se submete, vão trabalhar em conjunto tentando encontrar melhores formas de avanços para a mesma. É o que vai garantir um melhor desenvolvimento do aluno”, finaliza a gerente.

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