domingo, 26 de abril de 2009

O que é Deficiência Mental?

Deficiência mental – caracteriza-se por registrar um funcionamento intelectual abaixo da média ,oriundo do desenvolvimento ,juntamente com limitações associadas a duas ou mais áreas de conduta ou da capacidade da pessoa responder adequadamente ás demandas da sociedade, ou seja, tem uma dificuldade de assimilar ou adaptar-se, ao que ocorre a sua volta, não que dizer que ele não aprenda, só tem dificuldade de aprendizagem.
CAUSA E FATORES INTERNOS E EXTERNOS DA DEFICIENCIA MENTAL
1. São muitos comuns em certas regiões montanhosas a devido á falta de iodo na dieta alimentar.
CAUSAS GESTACIONAIS
2. ANÓXIA falta prolongada de oxigênio no cérebro do feto durante o processo do nascimento.
3. SÍFILIS NA GRAVIDEZ doença infecciosa universal comoposlitana, que dizimou milhões de pessoa na idade média.
4. TOXOPLASMOSE NA GRAVIDEZ processo infeccioso determinado pelo protozoário toxoplasma Gundu.
CAUSAS PERINATAIS
1. SOFRIMENTO FETAL AGUDO - traduz o estado de restrição de oxigênio no sangue do feto ( hipoxemia)
2. HIPERATIVIDADE UTERINA ACENTUADA-: redução do fluxo sangüíneo .
3. HIPOTENÇÃO MATERNA redução do fluxo sanguíneo materno nas câmeras intervilosas e conseqüentemente restrição de parte fetal de oxigênio.
PRINCIPAIS CAUSAS PÓS- NATAISFENILCETONÚRIA: principal motivo pelos quais se realiza o teste do pezinho. É o defeito genético do metabolismo dos amino-ácidos; err inato determinado pela impossibilidade metabólica de transformações da fenil-alanina em outro aminoácido: a tirosina.
HIDROCEAFALIA o acumulo do liquido cefálico-raquidiano no sistema ventricular se relaciona intimamente com lesão cerebral, podendo ser causada ou efeito da mesma.
ORIENTAÇÃO PARA PAIS
A forma como os pais criam seus filhos reflete no modo com eles lidam com o problema. Se a criança deficiente for estimulada física e socialmente de forma global, tende a se desenvolver melhor. Deve-se estabelecer limites para todos os irmãos, pois só assim eles se sentirão realmente seguros.“Muitos pais privam a criança deficiente de enfrentar situações difíceis, tirando seu direito de lidar com as emoções da vida.”Aprendendo com a família e a sociedade, ela também terá seus valores e descobrirá, da mesma forma que os irmãos ou outra pessoas, que a vida tem regras, normas e que o mundo não é perfeito. “ Os pais e pessoas queridas são a base de sustentação para a pessoa com deficiência mental.”Inclusao dos deficientes mentaisPor parte das escolas:integração social de dois alunos com necessidades educacionais na pré-escola e na primeira série do Ciclo I.Por parte da Administração Escolar:*envio de materiais adequados às escolas;*participação de dois professores de apoio à escola no primeiro ano, e um terceiro professor, e um fonoaudiólogo ao longo dos quatro anos seguintes;*eliminação das barreiras arquitetônicas que impedem a integração dos deficientes físicos;*orientação das equipes de profissionais para uma dedicação especial para os centros que optaram pelo projeto de integração;*garantia de estabilidade para os professores dos referidos centros durante três anos de realização do projeto.adaptaçoes no computadorDireitos dos deficientes mentais:*os deficientes mentais devem gozar, no máximo grau possível, os mesmos direitos dos demais seres humanos.*direito à atenção médica e ao tratamento físico exigido pelo seu caso*sempre que possível, devem residir com sua família, ou em um lar que substitua o seu lar, e participar das diferentes formas de vida da sociedade.*deve ser protegido de toda exploração e de todo abuso do tratamento degradante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário